Powered By Blogger

sábado, 30 de julho de 2011

Aventuras do Styela (30/07/2011) SW com Resgate

Saímos, Eu e Tuffi,  hoje, as 8:15, do CRG com destino a Praia da Eva em Niteroi. Passamos na PU para pegar o Marcelo. Lá, encontramos o Rodrigo e conversamos, informalmente, sobre situações difícies no Mar, ouvindo os relatos de um naufrágio que o Rodrigo sofreu na Cotumduba. 

O Rodrigo reparou uma corda amarrada dentro do cockpit do meu barco e comentou, certamente com a intenção de instruir a maneira adequada de se colocar um cabo de reboque. Expliquei-lhe que a corda não era para ser usada nesta situação. Fiz um cabo de reboque, seguindo, inclusive, as instruções dele e do Bruno, colocando um elástico na ponta e o cabo em uma pochete amarada na cintura por onde deve-se   puxar o barco a ser rebocado. Porém, de modo inocente e errado, assumindo que nada iria acontecer, coloquei-o dentro do meu compartimento de proa.

Seguimos em direção a Niteroi sabendo que tínhamos uma janela curta para ir e voltar, uma vez que estava previsto, pelo windGuru, a entrada de um forte vento S SW, por volta das 15:00. 

A ida foi muito tranquila e fizemos tudo direitinho, passando pela Laje, Boia, e rapidamente pelo canal, depois de observar as condições do vendo e do tempo.















Início da volta e do perrenge! O vento S/SW entrou cedo, muito antes do previsto, as 11:45, aproximadamente, pegando a gente  no meio da BG, logo após a Boia perto da Lage. Vento fortíssimo de proa, parecia que não saíamos do lugar. O mar ficou em embulição, tanto pelo efeito do vento quanto pela maré enchente e as correntes. Ondas de vento de todos os lados, muita instabilidade. Quase virei várias vezes. Saia... importantíssimo, manter a calma, importantíssimo...., preparo físico e técnica de remada, importantíssimo...., Confiar cegamente no horário de mudança de vento do WindGuru, errado..., verificar a maré e evitar a 3a e 4a hora, importantíssimo..., material de segurança e resgate, importantíssimo..., técnicas de auto-resgate e resgate assistido, importantíssimo....





Vejam o relato do Rodrigo que acompanhou parte dele de longe: 

"Meio dia: vento vira para NW depois pra SW. Do Laje vejo Tufi, Mauro e Marcelo presos no turbilhão de vagas no meio do sopro enfurecido. Mauro e Tufi enfim chegam ao Laje. Marcelo não consegue avançar. Está sem saia. O caiaque faz água, fica instável e... pimba! Homem ao mar! Mauro já está a caminho, lá longe; Tufi para no meio da BG procurando o Marcelo. Ele está lá longe, perto de uma traineira. Sigo com Marquinhos mas a traineira se aproxima e faz o resgate. No caminho resgata mais dois. Eu e Marquinhos vamos em direção ao caiaque do Leo e da Érika com as ondas lambedo o convés e fazendo afundar a proa. Avançamos. Encostamos no Leo e depois nos aproximamos da costeira tentando esquivar do vento que só dá trégua na praia de Dentro. Mas depois vem de novo o SW desvairado, segurando o caiaque. Chegamos na PU. Pouco depois aparecem Érika e Leo. Grande remada, cheia de lições". 


O resgate- Coordenadas: S22 55.484 W43 08.501 


Barco de pescadores pilotado pelo Comandante Pezão do CRG. Obrigado Pezão!!! - Final Feliz...


Dia de muitas lições...

Nenhum comentário:

Postar um comentário