Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Aventuras do Styela (22/07/2011) Café da manhã em Cotunduba

Ontem a noite fiz um estudo da maré e dos ventos para uma tentativa de ir até a costa de Niteroi, próximo as Ilhas Duas Irmãs (Não sei se o nome é realmente este), atravessando o canal em frente ao Forte da Lage, parando na bóia  que o delimita. Pesquisei a maré  e a direção do vento.

Maré:
sexta 22/07/2011                                         06:45                             0.9m
                                                                    13:41                             0.5m
                                                                    18:54                             0.9m

Logo, na préamar, as 6:45, o nível da maré estaria com 0.9 m e na baixamar, as 13:41, com 0.5m, ou seja, uma variação pouco acentuada de 0.3m. A tabela do Windguru de ontem indicava que o vento iria começar a mudar de oeste para sudoeste a partir das 11 horas da manhã, com rajadas mais fortes de oeste variando de 32 a 24 Km/k entre 8:00 e 11 h, como mostra o gráfico abaixo.



Dessa forma, as melhores condições para o trajeto, estariam dentro de uma janela bem curta, de 2 horas, para percorrer uuma distância de, aproximadamente, 11,5 Km, ida-volta, evitando, assim, a 3a hora da maré esvaziando, assim como o vento sudoeste e as vagas contra, de proa. Para isso, teria que ir a uma velocidade média de 5,75 Km/h que, diga-se de passagem, é muito rápido pra mim. Estava pensando, dependendo das condições, em deixar o barco em Niteroi, na casa do meu irmão e voltar de barca se o tempo piorasse muito.

Bem, o trajeto até o Forte da Lage foi muito bem. Percorri os cerca de 3,5 km desde o Guanabara em 35 min, o que corresponde a uma velocidade média de 6 km/h, dentro das minhas previsões para percorrer os 11,5 km em 2 horas. O problema é que nem sempre a Natureza, que é soberana, obedece as previsões e ai, os nossos planos vão por água a baixo. Por isso, é sempre bom ter um plano B, ou seguir o bom senso. 

Quando cheguei na Fortaleza da Lage, encontrei com o Gustavo do CCC e um amigo em um caiaque duplo. Tinham desembarcado na Lage e estavam tirando fotos. Disse que estava indo até Niteroi e eles resolveram ir junto. Nesse momento, começou a soprar rajadas de sudoeste bem fortes e o mar ficou muito mexido. Logo percebi que as previsões do Windguru haviam se antecipado e o vento começou a rodar de oeste para sudoeste muito antes do que o previsto (ver mapa abaixo com a atualização de hoje). Decidimos, sabiamente, abortar Niteroi e seguir até a PV, como alternativa, uma vez que a volta para a enseada de Botafogo seria facilitada pelo vento e pela maré que ainda estaria enchendo até o seu estorvo as 13:41 (baixamar).



Na PV, o vento diminuiu e decidimos ir até a ilha de Contuduba. Mais próximo da Ilha o mar estava um pouco mais agitado, mas ao chegar na pequena enseada pudemos descansar um pouco. Então o Gustavo lançou a idéia de desembarcar na Ilha. Eu nunca tinha desembarcado em Ilhas antes e foi, também, a primeira vez que ele o fazia sem a companhia de remadores mais experientes. Ele foi para o mar e subiu primeiro, auxiliando o seu amigo a subir o seu duplo. Em seguida, foi a minha vez. Conseguimos desembarcar e subir os barcos com sucesso, sem maiores problemas.

Contemplamos a beleza do lugar por alguns minutos, o tempo necessário para um pequeno lanche, e regressamos para terra ajudados pelas ondas e pelo sudoeste como havíamos previsto. A companhia do Gustavo e seu amigo foi muito agradável. É sempre bom encontrar companheiros de remada quando estamos sozinhos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário